Yabá cujo significado é Mãe Rainha, é o termo dado aos orixás femininos Yemanjá e Oxum, mas no Brasil esse termo é utilizado para definir todos os orixás femininos em geral em vez do termo Obirinxá (Orixá feminino), que seria o termo mais correto.
O termo Iabá é dado a Yemanjá e Oxum, porque ambas estão intimamente ligadas da gestação ao parto e aos cuidados da mãe com o seu filho e também por terem sido rainhas e apenas essas duas divindades usam o filá de contas presas aos seus adês que servem para cobrirem os seus rostos nas festas.
Iyabá ou Aiabá é o termo usado no Candomblé para definir os Orixás femininos como Oxum, Oyá, Obá, Yewá, Iemanjá, Nanã e outras. Umbandista há 17 anos, em homenagem a essas Deusas, a artista criou a Coleção de Mandalas ´As Yabás`´.