Eu vejo cores em você!

Eu vejo Flores em você!
13 de março de 2020

Eu vejo cores em você!

A palavra “cor” é derivada do latim celare, que significa “ocultar”, “esconder”. Em toda a experiência humana, a cor é a mais universal e certamente a mais descritiva dos pensamentos e emoções de uma pessoa. 

A alegria exuberante das coloridas roupas indianas, a melancolia acinzentada de um dia nublado ou a explosão de alegria e cores dos fogos de artifício são exemplos claros e paralelos entre sentimentos e impressões visuais que experimentamos a todo o tempo, mesmo sem perceber.

A intensa relação entre o homem e as cores percorre aspectos emocionais, traços de personalidade e mecanismos biológicos numa rica combinação de nuances e tonalidades.

Aliada às vibrações numéricas e geométricas, uma mandala tem as emanações das cores em seu espaço. As cores nas mandalas têm função altamente estimulante e terapêutica. É essencial conhecer as energias emanadas pelas cores para saber como elas irão atuar numa mandala. 

A cor vermelha

está relacionada aos aspectos físicos e materiais da vida, da individualização, das conquistas, das paixões, da intensidade de da auto-confiança, da força; é uma cor ativadora e muito estimulante. Afasta a melancolia e a tristeza, combate a depressão e o desânimo.

A cor laranja

tem poder de reconstrução, tem potencial restaurador e regenerador; energizante, traz coragem, está relacionada ao prazer, à leveza, à alegria, bem-estar, ao sucesso, à disposição, à organização, correção, à disciplina e responsabilidade.

A cor amarela

simboliza o Sol e significa o poder divino, a iluminação e a imortalidade. É a cor da vivacidade, da alegria e do desprendimento. Também é a cor da racionalidade, da mente mais clara e lógica e do intelecto. Facilita o raciocínio, proporciona esperança e otimismo; estimula a criatividade e a ação. È a cor da alta espiritualidade, e desenvolve sabedoria, o esclarecimento, o discernimento, afastando os medos e as incertezas.

A cor verde

é a cor do equilíbrio e da harmonia do corpo físico, mental e emocional. calmante, permite a serenidade e estabilidade psíquica e emocional. está relacionado ao poder de cura, ao crescimento, renascimento, esperança, existência e propósito. Estimula o desejo de nutrir, de ajudar aos outros a crescer e a se desenvolver. equilibra os pensamentos. o verde estimula o amor-próprio e o orgulho. Ajuda a remover os medos; é responsável por acalmar, reequilibrar e reenergizar.

A cor azul turquesa

estimula a doçura, o equilíbrio, a ternura e a paz de espírito. Transmite paz, serenidade, relaxamento, paciência, tranquilidade, suavidade. Estimula a sociabilidade, a comunicabilidade. Proporciona a expansão da consciência, além de ser a cor da alma e da proteção espiritual.

A cor índigo

Tem efeito tônico e vitalizante. É um equilibrador de energias, estimula e auxilia o processo intuitivo, remove obssessões, dissipa o medo, anula pavores e frustrações emocionais; contribui para a limpeza e purificação de ambientes. é a cor da inspiração e do sossego, pois minimiza a excitação mental.

A cor violeta ou lilás

Proporciona equilíbrio da mente, reverência, silêncio e paz interior, por isso fortalece processos meditativos. Realça a individualidade. Tem poder transmutador, purifica e limpa as impurezas nos níveis mental e emocional.  É considerada uma cor espiritual e mística; é a cor dos ideais mais elevados, da sensibilidade, da intuição, aumenta a dignidade e o respeito próprio. age sobre o subconsciente, é a cor da integração e da transmutação.

A cor rosa

Cor do amor, da emoção suave que cria sensação de calma, dentro de uma vibração de alta sintonia e paz. Cor da doação por excelência, remete ao afeto e união. Ressalta a essência feminina, é uma cor delicada que simboliza o romantismo, a inocência, a doçura, o carinho, a suavidade e o acolhimento.

A cor cinza

Pode representar a reverência, a seriedade e o respeito, bem como a ausência de emoção, podendo remeter a frieza, ao anonimato e às dúvidas.

A cor marrom

Está relacionada à terra, sugerindo estabilidade, solidez e segurança, acabando por ressaltar aspectos naturais e saudáveis da vida terrena.

A cor preta

Pode representar tradição, nobreza, superioridade e profissionalismo, remetendo à elegância e à formalidade, ou estar ligada ao fim de algo, à tristeza, à morte e ao medo.

A cor branca

É a cor da pureza e da clareza, simbolizando a paz, a inocência e a simplicidade, traz a sensação de honestidade e pode ser associada à perfeição.

 A cor dourada

é uma cor nobre, ligada ao afeto e ao amor. Mais potente que o amarelo, estabelece a ligação entre o plano material e o espiritual, sendo portanto considerada uma cor de proteção e fortalecimento espiritual. 

A cor prateada

Ligada à Lua e ao mundo espiritual, favorece a intuição. Têm relação com o inconsciente na psicologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *